Reflexão da Semana

"O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você." ( Mário Quintana )

domingo, 19 de setembro de 2010

Você tem um amante?



Semana passada uma colega me fez a seguinte pergunta: “Você tem um amante?” – surpresa, franzi a testa e estranhando o motivo da pergunta respondi que “não”, ela no entanto, não se deu por satisfeita, voltou a perguntar: “Tem certeza?” e acabei respondendo com outra pergunta, de pessoa curiosa: “Por quê a pergunta?”. Então, com um olhar misterioso que dizia: “você vai mudar de ideia”, entregou-me um texto com o seguinte título: ESTUDO DE CASO – QUEM É SEU AMANTE?, por Jorge Bucay – Psicólogo. Com a instrução de lê-lo e depois responder  de novo a pergunta inicial, parei tudo que estava fazendo e viajei pela leitura.  Que era assim...
______
Muitas pessoas têm um amante e outras gostariam de ter um. Há também as que não têm, e as que tinham e perderam.

Geralmente são essas últimas as que vêem ao meu consultório para me contar que estão tristes ou que apresentam sintomas típicos de insônia, apatia, pessimismo, crises de choro ou as mais diversas dores.

Elas me contam que suas vidas transcorrem de forma monótona e sem perspectivas, que trabalham apenas para sobreviver e que não sabem como ocupar seu tempo livre. Enfim, são várias as maneiras que elas encontram para dizer que estão simplesmente perdendo a esperança.

Antes de me contarem tudo isto, elas já haviam visitado outros consultórios, onde receberam as condolências de um diagnóstico firme: 'Depressão', além da inevitável receita do anti-depressivo do momento.

Assim, após escutá-las atentamente, eu lhes digo que elas não precisam de nenhum anti-depressivo; digo-lhes que elas precisam de um AMANTE! É impressionante ver a expressão dos olhos delas ao receberem meu conselho.

Há as que pensam: 'Como é possível que um profissional se atreva a sugerir uma coisa dessas?!' Há também as que, chocadas escandalizadas, se despedem e não voltam nunca mais.

Àquelas, porém, que decidem ficar e não fogem horrorizadas, eu explico o seguinte: AMANTE é 'aquilo que nos apaixona'. É o que toma conta do nosso pensamento antes de pegarmos no sono e é também aquilo que, às vezes, nos impede de dormir.

O nosso AMANTE é aquilo que nos mantém distraídos em relação ao que acontece à nossa volta. É o que nos mostra o sentido e a motivação da vida. Às vezes encontramos o nosso amante em nosso parceiro, outras, em alguém que não é nosso parceiro, mas que nos desperta as maiores paixões e sensações incríveis. Também podemos encontrá-lo na pesquisa científica ou na literatura, na música, na política, no esporte, no trabalho, na necessidade de transcender espiritualmente, na boa mesa, no estudo ou no prazer obsessivo do passatempo predileto...

Enfim, é 'alguém' ou 'algo' que nos faz 'namorar' a vida e nos afasta do triste destino de 'ir levando'.

*E o que é 'ir levando'? Ir levando é ter medo de viver. É o vigiar a forma como os outros vivem, é o se deixar dominar pela pressão, perambular por consultórios médicos, tomar remédios multicoloridos, afastar-se do que é gratificante, observar decepcionado cada ruga nova que o espelho mostra, é se aborrecer com o calor ou com o frio, com a umidade, com o sol ou com a chuva. Ir levando é adiar a possibilidade de desfrutar o hoje, fingindo se contentar com a incerta e frágil ilusão de que talvez possamos realizar algo amanhã*.

Por favor, não se contente com 'ir levando'; procure um amante, seja também um amante e um protagonista... DA SUA VIDA!  Acredite: o trágico não é morrer; afinal a morte tem boa memória e nunca se esqueceu de ninguém. O trágico é desistir de viver; por isso, e sem mais delongas, procure um Amante...

A psicologia, após estudar muito sobre o tema, descobriu algo Transcendental: 'PARA SE ESTAR SATISFEITO, ATIVO E SENTIR-SE JOVEM E FELIZ, É PRECISO NAMORAR A VIDA!’

Acredite: o trágico não é morrer, afinal a morte tem boa memória, e nunca se esqueceu de ninguém. O trágico é desistir de viver... Por isso, e sem mais delongas, procure imediatamente em um AMANTE...
A psicologia após estudar muito sobre o tema descobriu algo transcendental: PARA UMA PESSOA ESTAR SATISFEITA, ATIVA E SENTIR-SE JOVEM E FELIZ, É PRECISO NAMORAR A VIDA!
______

À medida que ia lendo sentia-me instigada e estimulada, aquela leitura trouxe-me um pequeno filmezinho para minha mente... recordações dos meus antigos, eternos e dos novos “amantes”.  Com os olhos cheios de lágrimas percebi que cada novo “amante” que surgia, surgia com o objetivo de reacender em mim a minha essência para viver e sentir-me FELIZ... Minha família, meu trabalho, meus amigos, meus blogs, aquelas músicas preferidas, aquela novela marcante... todos meus amantes.

Caramba! Fiquei imaginando depois, o que seria da minha vida sem meus “amantes” – certamente, um imenso vazio, sem sentido. Gostei tanto do texto que resolvi compartilhá-lo com outras pessoas, mas para apresentá-lo fazia a pergunta básica: “VOCÊ TEM UM AMANTE?” Hilário foi perceber as mais diversas reações das pessoas diante da pergunta. Simplesmente, perfeito! Espero que cada um de vocês que ainda não tenha um “amante” trate de consegui-lo! (Risos) Joguem fora os 'anti-depressivos' e deem férias aos psicólogos, afinal de contas, eles merecem! Não é difícil ser feliz! Espero que tenham encontrado-se um pouco nesse texto.

Um forte abraço de quem admira e compartilha uma boa leitura!

4 comentários:

  1. A pergunta é contundente, mas a resposta é suave quando pensamos que a palavra é nada mais do que derivada de "quem ama".
    Gostei do artigo.
    Bj, Tati!b oa semana.

    ResponderExcluir
  2. Eu tenho uma, às vezes não consigo me concentrar em certas coisas, pois fico pensando nela XD

    Ótimo texto minha amiga, se cuida : )

    ResponderExcluir
  3. Achei muito interessante o texto, mais não fiquei surpreso, afinal conheço sobre sua parte pratica, pois as vezes a sua felicidade depende de coisas que pra alguns são exóticas,eu fico com a felicidade!! Seja Feliz!!

    ResponderExcluir
  4. Carinhosamente desejo
    a vc um abençoado
    final de semana
    deixando pra você
    mimo da primavera
    Fonte de Amor
    www.fonte-amor.zip.net
    sala de presentes oferecidos
    Jesus è o Caminho
    http://meudeusetudo.zip.net/
    esta postado no blog.
    Beijos carinhosos,Evanir.

    ResponderExcluir

Postagens populares

Seguidores

Cantinho de Recados