Reflexão da Semana

"O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você." ( Mário Quintana )

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

TOKUSATSU: uma visão além do alcance



Escrito por Tatiane   
Sáb, 02 de Janeiro de 2010 12:03
Quem nunca ouviu os seguintes comentários: Você assisti esses seriados japoneses? Isso não é coisa de Deus! Mas, isso é feito para criança! Ah, são programas muito violentos! Só tem luta! Cresça! Toku... o quê? Certamente, alguns desses comentários já foram escutados por quem assisti, admira e é fã dos tokusatsus. E por que isso acontece? Simplesmente porque as pessoas têm a mania doentia de pré-julgar o livro, em sua grande maioria, simplesmente pela capa ou porque deu aquele olhar rápido folheando algumas páginas; esquecendo-se do olhar apurado.

As pessoas deveriam aprender com as águias e ampliar sua visão, estendê-las além do que está simplesmente exposto ao olho nu, pois, nem tudo que parece realmente é... o olhar deve ser interpretativo. E antes de qualquer coisa é necessário conhecer sobre o que se vai olhar, ninguém é capaz de olhar para um livro pela primeira vez e dizer: “Nossa, que livro maravilhoso!” sem ao menos tê-lo lido... Sem contar que não pode ser um olhar qualquer, precisa ser específico. Assistir aos tokusatsus requer esse olhar, logo porque não podemos esquecer que os mesmos pertencem a uma cultura oriental, totalmente diferente da nossa que é ocidental, os valores morais aqui são tratados de outra forma... o contexto da época, as influências da globalização e o mercado ao qual eles são criados tudo isso influência e devem ser levados em consideração. Mas, como ainda há esses que julgam sem conhecer, há aqueles que possuem um olhar vicioso e preconceituoso a partir do momento que tendem a idealizar um contexto similar ou próximo dos valores que somos acostumados a ter ou vivenciar. Julgar é tão fácil quanto apontar, difícil é manter um espelho voltado para si e observar atentamente a imagem que é refletida nele sem medo de encontrar qualquer imperfeição que tememos ver nos outros, pois pode ser que na verdade a possuímos.

Da mesma forma quando apontamos o dedo para os outros e esquecemo-nos de quê três dedos são apontados de volta para nós. E por que julgar parece ser tão simples? Atenção, não confunda julgamento com a crítica construtiva, são duas coisas bem distintas. Julgar é tão simples porque dar a entender que somos os sabichões, conhecedores da verdade absoluta (que não existe), somos seres humanos, seres capazes de falhar, há o humilde que erra e reconhece, mas há aquele que mesmo errando não reconhece, encontramos nesse ponto a grande dificuldade nos relacionamentos entre as pessoas, a resistência!

Os tokusatsus encontraram no Brasil uma chama diferente, um campo de atuação fenomenal. Surpreendente eu diria, Brasil e Japão, uma união que começou com a imigração japonesa para o nosso país e deu certo. Esta união deu belos frutos a partir das sementes plantadas e cultivadas de maneira peculiar. A quem nunca deu nada por essas produções e viram-se obrigados a darem o braço a torcer, como também houve aqueles que apostaram todas as suas cartas e se deram bem ou ainda, aqueles que almejaram algo ainda mais grandioso e não se contentaram com o que conseguiram. Bem ou mal quem ganhou com tudo isso somos nós, pessoas que se identificaram com as histórias, com os heróis, com as músicas, com as cenas criadas e com a descoberta de uma cultura e uma realidade diferente da nossa.


Tatiane Santana de Souza
Publicado no site do grupo TOKUSATSU.COM.BR
Última atualização em Sex, 15 de Janeiro de 2010 10:56

___________________

Informe:
Infelizmente, esta semana não houve a edição 40 do Tokucast News, nosso querido apresentador e editor do cast, Ricardols,  está com alguns contratempos tecnológicos! Esperamos que na próxima semana tudo volte ao normal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares

Seguidores

Cantinho de Recados