Reflexão da Semana

"O segredo é não correr atrás das borboletas... É cuidar do jardim para que elas venham até você." ( Mário Quintana )

domingo, 23 de janeiro de 2011

Qual o pior tipo de traição amorosa?

Meu pai sempre diz: "Novela é tudo mentira!", até um certo ponto é, sim! Pois, na sua grande maioria trata-se de contos fictícios... mas, em uma coisa precisamos combinar, os contos ali são uma mera reprodução da vida real. Tenho uma amiga que ela diz que sou "especialista" em Ti Ti Ti, eu não diria "especialista", apenas uma telespectadora emotiva (risos)... dou risada e vou às lágrimas com os personagens dessa novela... sem contar que é a única que eu ainda arrisco-me a acompanhar. Outro fato, os personagens são cativantes e os atores estão tentando fazer o seu melhor.

Na sexta-feira (21/01), Marcela e Julinho tiveram uma coisa bem interessante. Vamos relembrá-la?
Como podemos perceber o Julinho é um personagem bem resolvido e maduro para sua idade, tão jovial, além de possuir tiradas fantásticas. Quando ele perguntou para a amiga:

- Qual é o tipo de traição que você considera pior, Marcela? A traição sexual ou afetiva?

Essa pergunta é para quebrar a cabeça, mas... para pessoas emotivas como eu, respondem sem pensar muito, com certeza será a afetiva. A traição nada mais é uma forma de decepcionar a pessoa amada ou a qual você tem algum convívio social, familiar ou profissional.  Nesse caso, há diversos tipos de traição, porém aqui vamos focar a traição amorosa. Não há dúvidas que atraição sexual é horrível, mas isso pode se resumir a mero instinto carnal e não ter nenhum tipo de ligação sentimental, como acontece em uma traição afetiva. Engraçado é que para um homem quase de um modo geral sempre o que mais pesa é a traição sexual.

Recentemente, li um artigo do psicólogo Antonio C. A de Araujo que tratava sobre isso, o título do artigo era: Infidelidade e Traição. Quero aproveitar o post de hoje para destacar um parágrafo que chamou a minha atenção:

A traição feminina segundo alguns psicólogos tem a finalidade de por fim a determinado relacionamento que há muito tempo está falido. Tal conclusão é verdadeira em parte, pois a questão ultrapassa este conceito. A postura sexual da mulher não deixa de ser um "espelho" perante todo o histórico do comportamento de seu par; a traição feminina encerra não apenas um componente de vingança frente ao que o homem resistiu em proporcionar a mulher, mas, também guarda uma memória afetiva e sexual extremamente elevada sobre todas as situações vividas. O interessante é que o sofrimento feminino perante a traição remete a falta de amor de seu parceiro; já no caso masculino, a primeira leitura é sobre o desempenho sexual, ou se outra pessoa consegue ir além de suas capacidades, reforçando o caráter da competição citada acima. Outro fator interessante é como cada um reage frente à traição. A mulher por mais ferida que esteja, ainda tenta entender o que aconteceu no relacionamento que acarretou tão trágico episódio; o homem faz a leitura de que a traição feminina sempre fez parte de um desvio de caráter da mulher, tentando se eximir de qualquer responsabilidade pessoal. O quadro cultural em que o ser masculino foi criado diz que o mesmo "ama quem não deseja" - sua esposa, e "deseja quem não ama" - seja uma amante ou aventura sexual qualquer.

Nesse ponto de vista, podemos perceber os diferentes elementos envolvendo o mesmo "X" da questão. Contudo, uma coisa é certa, afetiva ou sexual a traição machuca e ninguém gosta de ser traído. Mas, quem por acaso não tiver tanta sorte assim... há sempre o perdão para qualquer que seja a traição. Isso também, quando o perdão se faz necessário e viável para manter a relação viva!

E para você, qual o pior tipo de traição amorosa?

2 comentários:

  1. Essa questão de traição é complicada! Como também sou uma pessoa muito sensível e emotiva, logo penso que a traição afetiva é a pior... Mas, se pensarmos bem qualquer tipo de traição é horrível! E por mais que o homem diga que só foi uma traição sexual, "sem envolvimentos", a mulher sempre será muito machucada afetivamente.

    Por isso, acredito que o ideal é conviver bem com as pessoas tendo a confiança como base das suas relações, sejam elas de amizade, profissionais ou amorosas!! E como confiar se a pessoa te trai? Seja qual for o tipo de traição? Eu posso até perdoar, mas como voltar a confiar?

    Portanto, melhor mesmo é não trair!!!

    ResponderExcluir
  2. meu marido me traiu só descobrir a traição porque instalei um porgrama espião no celular dele: https://www.syncsoft.com.br/ recomento a vcs esse programa é muito bom!!

    ResponderExcluir

Postagens populares

Seguidores

Cantinho de Recados